Talvez um dos maiores desafios na construção civil seja aliar sustentabilidade, funcionalidade e estética. É cada vez mais desafiador o trabalho de arquitetos em busca de produtos que não agridam o meio ambiente. Cada vez mais, as Telhas Ecológicas vêm sendo desenvolvidas com este objetivo.
Junto da preocupação com o meio ambiente, o mercado foi crescendo e se inovando. Hoje, temos um mercado que traz produtos feitos com criatividade e que pouco – ou quase nada – impactam o meio ambiente.
É preciso que o processo dos materiais de produção sejam mais sustentáveis, utilizando matérias-primas e processos de fabricação mais limpos. Além de contribuir para o meu ambiente, o uso desses materiais pode contribuir com pontuações no LEED, como por exemplo nos créditos relacionados a Ilhas de Calor.
As telhas ecológicas são produzidas a partir de fibras naturais ou de materiais reciclados. Possuem uma estética bonita, são versáteis e funcionais, podendo ser usadas em varandas ou coberturas.
Essas telhas possuem modelos próprios para cada estrutura, e diferentes marcas, sendo facilmente encontradas em qualquer casa de material de construção.
Quais são os tipos de Telhas Ecológicas?
Existem diversos tipos de telhas ecológicas, e sua utilização vai depender do local e do gosto do cliente.
Temos as telhas que podem ser fabricadas a partir de restos de materiais plásticos. O tubo da pasta de dente é um dos materiais usados para a fabricação dessas telhas. Ao invés de serem apenas jogados fora, acumulando mais lixo no nosso planeta; tubos de pasta de dente e outro materiais que contenham polietileno podem ser usados na reciclagem.
Esse tipo é composto de 25% de alumínio e 75% de plástico, sendo assim impermeável e difícil de quebrar. Uma das grandes vantagens de seu uso é a redução do calor interno dos ambientes. Elas também são leves, o que dispensa o uso de grandes estruturas, resultando em menos custo.
Ainda como exemplo das telhas recicladas, temos as telhas ecológicas de PET. São alternativas sustentáveis, resistentes e igualmente úteis; porém são mais leves e mais baratas.
A fabricação de Telhas Ecológicas também pode ser feita através de fibras vegetais impregnadas de betume, pigmentadas e com camada de resina protetora. Pode ser mais leve ou mais pesada que a telha de barro convencional, dependendo do fabricante.
Esse tipo é bem popular entre os profissionais da área e possuem design diferenciado, possuindo várias cores. São telhas fabricadas com fibras de coco, sial, bananeira ou com madeiras como eucalipto e pinho. Ressaltando que elas também podem ser feitas de papel reciclado.
Por que usar esse tipo de telha?
As Telhas Ecológicas possuem várias vantagens, entre elas:
- São leves;
- Resistentes;
- Impermeáveis;
- Anti-corrosivas;
- Possuem baixa transmissão térmica e acústica;
- São de fácil manuseio; e
- São Ecológicas.
Além das vantagens acima, esse tipo de telha pode ser utilizado em muitos tipos de construção:
- Residências e habitações de interesse social;
- Coberturas para veículos;
- Fachadas;
- Edifícios;
- Escolas;
- Galpões;
- Quiosques;
- Comércios;
- Indústrias, entre outros.
Fonte: Ugreen